Na podoprofilaxia o profissional de podologia poderá investigar, examinar e orientar se há sinais de patologias. Procedimento de extrema importância, este é o único que previne um grande número de problemas como: unhas encravadas, calosidades plantares, onicomicoses, verrugas plantares entre outros. Durante a Podoprofilaxia o profissional também realiza a assepsia dos pés, o corte das Unhas(Onicotomia), desbaste de calos(helomas) e calosidades (hiperqueratoses), fissuras, finalizando com o lixamento e hidratação.
Tratamentos
- Podoprofilaxia
- Órteses corretivas para unhas
- Ortoplastia
- Hidratação
- Reflexologia e massagem nos pés
- Frieira (Tinea pedis)
- Micose de unha (Onimicoses)
- Palmilhas personalizadas e avaliação postural com baropodômetro
- Olho de peixe (verruga plantar)
- Unha encravada (Onicocriptose)
- Terapia Laser - ILIB Modificado
- Terapia fotodinâmica - Laserterapia
- Podologia Geriátrica
- Podologia Esportiva
- Podologia Infantil
- Pés Diabéticos
Escolha um tratamento acima
Podoprofilaxia
Órteses corretivas para unhas
As Órteses funcionam como uma alavanca que forçando a unha em sentido contrário, atuam com força de tração mudando sua curvatura.
São utilizadas para tratamento de correção de unhas unhas encravadas (Onicocriptoses), podem ser aplicadas com diferentes materiais, como:
- Metálica, com ganccho e sem gancho;
- Elástica;
- Acrílica;
- Fibra de Memória Molecular - FMM.
Ortoplastia
A ortoplastia atua como facilitador das articulações para melhoria da função orgânica.É utilizado material de memória moldável, devidamente tratado, para obter as alterações desejadas. Esse material é desenvolvido especialmente para Ortoplastia e é de uso profissional.
Na Podologia essa técnica está sendo utilizada no tratamento de:
- Onicofoses (unhas grossas);
- Dedos em Garra;
- Hálux Valgus (Joanete);-
- Metatarsalgias; Calosidades;
- Dedos superpostos e sobrepostos;
- Onicocriptose (unha encravada);
- Algia dos Artelhos;
- Metatarsos;
- Esporão de Calcâneo e outras podopatias que afetam os pés.
É feita uma a uma sob medida e seu uso é individual, o que gera um resultado muito mais objetivo do que o encontrado em Órteses pré-fabricadas.
Hidratação
O mais frequente na maioria das pessoas é o ressecamento provocado pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de sandálias abertas.
Outros fatores estão relacionados às rachaduras como: fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase; problemas vasculares.
No caso da psoríase,por exemplo deve se examinar sempre,afim de encontrar soluções e prevenir a piora desta patologia. A higiene correta e o cuidado dos pés será fundamental para manter controlada a psoríase desta parte do corpo, já que deveremos prevenir a proliferação de bactérias que podem piorar a doença. Do mesmo modo, será muito importante manter a pele bem hidratada para tratar e prevenir os surtos de psoríase.
As fissuras podem sangrar, podem ser dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente. O Podologo(a) pode idenfificar e trata-los e orientar, em casos mais complicados o paciente será encaminhado ao dermatologista.
Reflexologia e massagem nos pés
A massagem relaxante nos pés ajuda a relaxar e a descontrair depois de um dia cansativo e estressante no trabalho ou na escola, conferindo bem-estar físico e mental porque os pés possuem pontos específicos que através da reflexologia aliviam a tensão de todo o corpo.
Não é somente as costas, ombros e pescoço que precisam relaxar e aliviar tensões e não é somente a massagem nessas partes do corpo que oferece bem-estar e equilíbrio para o organismo. A reflexologia podal é uma técnica de massagem relaxante que atua em todo o corpo, porém, é realizada somente nos pés.
Descubra como essa técnica pode ajudar a aliviar sua tensões e melhorar o funcionamento do seu organismo e ainda descubra os seus benefícios.
Frieira (Tinea pedis)
O pé de atleta (Tinea pedis), ou frieira no pé, é a micose mais conhecida do mundo. Ela se aloja nos pés, entre os dedos, nas laterais, na sola e até mesmo nas unhas, e é caracterizada por bolhas ou rachaduras. A infecção é causada principalmente por fungos. Apesar de ter o nome pé de atleta, qualquer pessoa pode ter o problema. Em nosso consultório o tratamento é realizado através da terapia fotodinâmica ( com laser terapêutico), técnica muito eficaz com excelentes resultados.
Exame Micológico - Micose de unha (Onicomicoses)
Onicomicose é uma das dermatoses mais freqüentes, com uma prevalência variando de 7 a 10 %1,2, sendo responsável por 15 a 40 % das alterações ungueais, causada por microrganismos, fungos, é responsável por mais de metade das patologias que afetam as unhas; em 90% dos casos são causadas por fungos dermatófitos, 10% por leveduras e fungos não dermatófitos, isto é, fungos que ingerem queratina. Logo que são detetados sinais ou sintomas é de extrema importãncia a ida ao podologo a demora pode originar graves problemas O diagnóstico de certeza não é clínico, sendo necessária realização do exame micológico (microscópico direto e cultura). O sucesso do tratamento vai depender do diagnóstico etiológico correto, e alguns cuidados devem ser observados na coleta e processamento do material.
Olho de peixe (verruga plantar)
O olho de peixe é um tipo de verruga que pode em varias partes do corpo sendo mais comum na planta dos pés que é causada pelo vírus quando este entra em contato com a pele. Ela é muito semelhante a um calo que pode dificultar o caminhar devido a dor ao pisar sobre ela.
Uma outra lesão semelhante ao olho de peixe que pode ser confundido é o cravo plantar, sendo que neste último caso, não há pontinhos pretos no meio do 'calo' e quando se pressiona a lesão lateralmente, somente o olho de peixe provoca dor, enquanto que o cravo plantar só dói quando é pressionado verticalmente. O tratamento poder ser feito ácidos e com laser com resolução rápida e indolor.
Unha encravada (onicocriptose)
Ninguém lembra que tem unha ou dedos até quando arruma uma unha encravada, não é mesmo? O problema, embora não pareça grande coisa, pode ser bastante desconfortável, causar dores, inflamaçoes e até mesmo evoluir para quadros mais sérios. O problema é tão mais sério do que as pessoas costumam imaginar que é reconhecido pela medicina sob o termo onicocriptose.
Laser – Técnica ILIBI Modificada - “Intravascular Laser Irradiaton of Blood”
A técnica ILIB modificada - A técnica ILIB de origem russa era feita de maneira intra venosa. Hoje a Técnica foi modificada no Brasil (Incor) e conceitua-se na aplicação contínua e direta do laser terapêutico vermelho ou seja essa luz estará em contato com a pele do paciente na região do pulso por onde passa a artéria radial, processo não invasivo e seguro.
o ser aplicado sobre a pele, por um efeito fotoquímico agirá na produção de enzimas como metaloenzimas SOD ZnCu, recuperando a produção de hemácias devolvendo sua capacidade de hemoliência, evitando trombos que entopem artérias e melhorando a oxigenação dos tecidos, com indicações para processos inflamatórios agudos e crônicos, alívios nas dores, reparação tecidual, redução de edemas, assim como melhora nos tratamentos de outras doenças sistêmicas.
No caso da psoríase,por exemplo deve se examinar sempre,afim de encontrar soluções e prevenir a piora desta patologia. A higiene correta e o cuidado dos pés será fundamental para manter controlada a psoríase desta parte do corpo, já que deveremos prevenir a proliferação de bactérias que podem piorar a doença. Do mesmo modo, será muito importante manter a pele bem hidratada para tratar e prevenir os surtos de psoríase.
Sem dúvida contamos com mais um complemento no tratamento de um paciente com disfunção temporomandibular e dor orofacial nas suas nuances em estados psicológicos alterados pelo estresse, ansiedade e depressão.
Terapia fotodinâmica – Laserterapia
A terapia fotodinâmica começou a ser testada no em começo do século xx,quando cientistas descobriram que corando os microorganismos e aplicando a luz sobre eles ocorriam a destruição desses microorganismos. Durante muitos anos de estudos os cientistas descobriram que a irradição da luz na área aplicada forma um tipo de oxigênio excitado, liberando radicais oxidativos que tem a capacidade de destruir os microorganismos.
Apesar de estar sendo usado já há alguns anos pela medicina, só recentemente é que ficou comprovado que devido ao seu efeito fungicida e bactericida o Laser tem excelentes resultados.
Laserterapia tem efeitos comprovados e já estabelecidos pela comunidade científica em casos clínicos podológicos como:
- Tratamento para micoses de unha (Onicomicoses);
- Diminui a dor, inflamações e vermelhidão decorrentes de unhas infeccionadas;
- Acelera a o processo de cicatrização de feridas;
- Acelera o crescimento da unha;
- Frieiras (tinea pedis);
- Verruga plantar (olho de peixe);
- Fissuras
O laser utilizado na podologia é de baixa potência, é indolor, não causa nenhum tipo de desconforto nem coceira e não arde.
Podologia Geriátrica
Se a maioria dos jovens e adultos sofrem algum problema nos pés. Imaginem os idosos. No atendimento do paciente idoso, ao realizar o exame dos pés, sempre nos deparamos com patologias que poderiam ser amenizadas ou evitadas, se fossem tomadas devidas precauções. Com uma orientação adequada poderiam ser prevenidas problemas como: calos, rachaduras, manchas, frieiras e unhas mal cortadas.
Com o passar dos anos, é natural que ocorram nos pés, alterações funcionais, biomecânicas e morfológicas que podem acarretar lesões . Na Pele, pode ocorrer ressecamento, diminuição de elasticidade, descamação, calos e calosidades, fissuras nos calcanhares; Nas Unhas curvaturas exageradas e muitas vezes espessamento que podem ser ocasionadas por micose ou problemas circulatórios. Presença de varizes, vasos trombosados com enrijecimento vascular; devido a circulação.
Nos Músculos, sofrem a perda do amortecedor que temos na planta dos pés e , os pés ficam mais compridos ou mais curtos, maiores ou menores devido ao comprometimento das Articulações . Nas unhas também ocorrem alterações na cor, no formato, ficam frágeis, quebradiças.
O objetivo da podologia, em idosos, é estudar as alterações nos pés causados pelo envelhecimento natural.
O Podólogo é o profissional apto a detectar problemas, a cuidar dos seus pés e orientar o paciente, o responsável e cuidadores quanto aos cuidados básicos que devem dispensar aos pés. podendo ainda encaminhar para médico especialista os casos necessários.
Podologia Esportiva
Os pés são de vital importância não somente para o corpo humano, mas também para os atletas, os pés são à base do corpo, nos dá sustentação, equilíbrio, locomoção e sustentam o peso do corpo estando sujeitos a desgastes e tensões. Quando sadios, são capazes de suportar várias marchas num período de um dia, saltos, dores ou até mesmo desconfortos e quando descansados voltam ao normal no dia seguinte suportando a mesma quantidade de impactos já sofridos anteriormente.
Uma atividade física feita com os pés descalça ou sem tênis adequado assim como também um calçado que serviria para proteger os pés podem se tornar em patologias nas unhas, estruturas ósseas e musculares. Outro agravante são lesões mal curadas que se não forem tratadas corretamente pode ocasionar em outra patologia muito pior.
A maioria das lesões podem sem evitadas com a correta prevenção do podólogo;
A escolha de um calçado adequado é muito importante para a prática esportiva. Ao comprar um calçado, fique atento ao tipo de solo ao qual irá ser utilizado; Evite o uso de calçados folgados ou apertado demais, pois podem causar atrito com a pele . Quando for comprar um calçado, ir sempre no final da tarde pois são quando os pés estão mais inchados evitando assim de comprar sapatos de número menor.
A podologia esportiva tem por objetivo aliviar os atritos ocorrem durante os treinos e competições dos atletas. A atividade esportiva pode colocar em risco.
O podólogo pode acompanhar e evitar essas possíveis lesões que são ferramentas indispensáveis para qualquer prática desportiva.
Podologia Infantil
Para garantir um crescimento correcto e previnir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais o diagnóstico e o tratamento especializado do pé da criança é fundamental. Para estabelecer a forma básica dos pés os primeiros 3 anos de vida são os mais importantes pois deve ter uma preocupação com as extremidades do pé dos recém nascidos, que são as zonas corporais de onde se recebe e perde mais calor.existem alterações genéticas nos pés, outras são herdadas, mas também existem problemas podem a surgir até mesmo na gravidez ,devido à posição fetal por exemplo,em que se encontram as pernas.
Aos 8 meses mais ou menos os pés são constituídos, principalmente por cartilagem frágil e maleável, dando uma grande mobilidade e flexibilidade. Enquanto a maioria da estrutura esquelética ainda se encontra em fase de desenvolvimento esquelético. Qualquer pressão anormal pode causar deformidades,pois as crianças possuem pés serem macios e flexíveis.
Quando o bebê chora demais,também é importante olhar as unhas,as vezes o choro pode não estar associado a cólicas ou dor de ouvido, mas a uma unha encravadaou inflamada.. Um Podólogo um especialista em Podologia Infantil poderá ajudar através de técnicas eficazes no tratamento do problema, originados por cortes irregulares da unha, calçados e roupinhas justas ou até mesmo e atrito dos carrinhos cadeirinhas,além da genética como ja comentamos.
O tratamento é realizados com muito cuidado e os pais são orientados. sobre o tempo e como devem ser os realizados os cortes.
Pés Diabéticos
O pé diabético é uma das maiores preocupações podológicas, pois o aparecimento de úlceras nos pés pode, em muitos casos, obrigar à amputação do pé ou parte dele.
Por isso, a Podologia é considerada de extrema importância para a prevenção e tratamento das patologias dos doentes diabéticos.
Alguns fatores que contribuem para que a amputação são: a neuropatia traduz-se na perda de sensibilidade tanto dolorosa como térmica, ou seja, perde-se a capacidade de sentir dor e calor e a isquemia.que prejudica a cicatrizaçao no tempo normal.
Calçados inadequados são os grandes vilões, apesar deste ter sido criado para proteger os pés, no caso dos diabéticos, tornar-se num verdadeiro "inimigo"
Na consulta de avaliação, o Podologo irá examinar a sua circulação sanguínea através da detecção do pulso dos seus pés, pela artéria tibial anterior e artéria pédia. A avaliação da sensibilidade é também é realizada, através de testes de reflexos com monofilamentos e dispositivo vibrátil, junto com a avaliação podobarométrica (distribuição de pressões do pé), permitirá graduar o seu grau de afectação sensitiva.
O Podólogo também verificar as possíveis alterações que futuramente se possam transformar em problemas mais graves, bem como, explicar todo o processo de como monitorar a saúde dos seus pés entre as consultas.
Para evitar transtornos que o pé diabético poderá ter, o paciente pode fazer um acompanhamento podológico que irá garantir a detecção de qualquer alteração inicial antes que esta se transforme numa manifestação potencialmente perigosa,não só mediante consulta com um profissional especializado, mas também com a ajuda dos familiares ou pessoas que com os diabéticos convivam.